Um dos maiores entraves quando se propõe a utilização de tecnologia como recurso pedagógico é o conhecimento limitado sobre os mesmos, em especial das ferramentas da web 2.0. Esse medo é considerado normal desde que não limite os educadores a atividades descontextualizadas, arcaicas e alheias à agilidade da chamada Geração Y. Situações assim anulam a possibilidade criativa, limitando pesquisas a meros plágios do conhecimento e reflexão alheios.
Convido os colegas educadores a motivarem-se, buscando através de capacitações, leituras, projetos educacionais mais abrangentes e significativos, dentre outras possibilidades, desenvolver situações de aprendizagem em que o aluno perceba a aprendizagem, construindo-a coletivamente, inteirando-se dela e vivenciando-a, tornando-a perceptível, desencadeando situações onde o professor não mais esteja no papel de detentor do saber, mas mediador deste, estimulando o raciocínio crítico, a curiosidade e a investigação, ações imprescindíveis para que se alcance a tão almejada educação colaborativa e emancipadora.
Neste endereço você encontrará várias sugestões que auxiliarão sua informação para o uso das TIC's em suas atividades pedagógicas:
Sucesso a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário